sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Escola realiza devolutiva do projeto Mata Atlântica

Este projeto mostrou para a turma do 4° ano da Emeb Frei Bernadino a importância de conhecer a Mata Atlântica de nossa região, seus ecossistemas e toda sua biodiversidade para aprender a valorizar esse admirável patrimônio, essencial para a vida de todos, juntamente com a professora Lúcia H.M. Goss.

O objetivo era garantir uma prática educativa que desenvolva novos valores em relação à forma como vemos, sentimos e vivemos no meio ambiente, contribuindo na resolução de problemas atuais e na prevenção de problemas futuros;

Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio.

Atividades

Inicialmente a professora pergunta aos alunos o que é FAUNA e FLORA, fala sobre algumas espécies da nossa fauna, ameaçados de extinção como: bugio, paca, jaguatirica, leão baio, etc e da flora: araucária, butiá da serra, cedro rosa, bromélia, xaxim, etc.
Os alunos registram no caderno, respondem atividades sugeridas no jornal fornecido pelas formadoras a respeito do assunto. 
Em outro momento, fazem uma atividade sensorial utilizando vendas e varal de cheiros (9 cheiros): Reconhecer e identificar os cheiros. Aguçar os sentidos.
Em outro momento, perguntas como quais elementos são necessários para a vida? A resposta esperada é: água, oxigênio, a professora conclui: carbono, hidrogênio, nitrogênio que passam através de ciclos biogeoquímicos que mantêm a sua pureza e a sua disponibilidade para os seres vivos. E depois de uma longa conversa surge a ideia de se construir um filtro de água. 
É imprescindível que os alunos compreendam a importância de se assegurar a qualidade e uso correto desta substância imprescindível à vida.
A prof. explica que nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através de cadeias alimentares, qualquer interferência positiva ou negativa poderá ser sentida por todos e conta que 
Estima-se que exista em nosso país 75 mil espécies de plantas, 44,711 foram identificadas, só 4,617 foram avaliadas e destas, 2,118 estão em risco de extinção. 
O projeto envolve além de geografia e ciências outras disciplinas. 
Para conhecermos um pouco mais sobre as plantas os alunos selecionam algumas para a construção de um herbário, com nome popular da planta, nome cientifico e para que serve.
Isso acontece em parceria com a prof. de letramento digital.
Na matemática construção de gráficos, resolução de situações problemas relacionados ao assunto.
Em português: leitura, uso de dicionário para identificar palavras desconhecidas, caça-palavras...
Nosso projeto finaliza com a apresentação dos trabalhos para as outras turmas.


De forma simples, todos aprendem um pouco sobre nossa fauna, nossa flora. Estarão a partir de agora mais motivados e sensibilizados sobre a importância do meio ambiente e a relação do homem com ele.