quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Vamos comemorar o Dia da Árvore?


O bioma Mata Atlântica é considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal Brasileira, abrangendo total ou parcialmente 17 estados brasileiros (cerca de 3.410 municípios) numa extensão de 1.306.451 km². É formado por um mosaico com diferentes formações florestais e ecossistemas associados que se distribuem em diversos tipos de relevo e solo, todos característicos deste bioma.

Mas, o que é um bioma? O termo bios quer dizer vida e oma significa conjunto ou grupo. Bioma pode ser definido como uma área do espaço geográfico que se caracteriza por um clima, formação vegetal, fauna e outros organismos vivos associados; e de outras condições ambientais, como a altitude, o solo, alagamentos, a salinidade, entre outros.

Mas, desde o descobrimento do Brasil no ano de 1500 até os dias atuais, a paisagem do bioma Mata Atlântica foi pouco a pouco se modificando. Um dos motivos é que grande parte das iniciativas de ocupação e expansão urbana se deram justamente na faixa costeira. Foram séculos de desmatamento para o uso da madeira, de ocupação do solo para agricultura e de crescente surgimento de cidades. Essas ações humanas, que se mantiveram por séculos, resultaram no empobrecimento e transformação das paisagens originais.

 A Mata Atlântica nos dias atuais está bastante fragmentada e tem apenas 8% de sua vegetação original. Atualmente, na área de distribuição do bioma Mata Atlântica vivem cerca de 120 milhões de pessoas, muito mais da metade da população brasileira.

A severa redução do bioma Mata Atlântica em todo o Brasil tem colocado em risco a imensa riqueza biológica e seus altos níveis de endemismo (animais e plantas encontrados apenas neste bioma).
O Estado de Santa Catarina ocupa 95.985 quilômetros quadrados e está totalmente inserido no domínio da Mata Atlântica. Originalmente, as formações florestais preenchiam 85% do território do Estado, ou seja, 81.567 quilômetros quadrados. Os 15% restantes eram ocupados por outras formações vegetais, como por exemplo, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.


Fonte: Mata Atlântica: o bioma onde eu moro / textos: Cristina Santos e Emílio Takase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário